Avaliação Neuropsicológica

0

      O processo de Avaliação Neuropsicológica busca esclarecer questões sobre os funcionamentos cognitivo, comportamental e emocional de um paciente. O exame ocorre através de um trabalho minucioso e investigativo, composto de entrevistas, observações comportamentais, além do uso de testes e escalas.

      A avaliação pode auxiliar em diversos contextos, desde auxílio diagnóstico, bem como no tratamento de enfermidades neurológicas, transtornos psiquiátricos, problemas de desenvolvimento, síndromes e lesões adquiridas.

      Ao fornecer subsídios para investigar a compreensão do funcionamento intelectual a neuropsicologia pode instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente. Com o Exame Neuropsicológico é possível uma compreensão global do quadro do paciente, examinando todas as funções cognitivas, de comportamentos para uma melhor administração e planejamento de um tratamento.

      Além da consulta com o médico e do exame de ressonância, será que a Avaliação Neuropsicológica pode fazer a diferença?

      Sabemos que o cérebro é um órgão muito complexo e hoje podemos dizer que já evoluímos consideravelmente na compreensão de seu funcionamento. Porém, ainda há muito a se investigar e descobrir sobre este órgão tão fascinante. A partir disso, faz sentido pensarmos que se estamos diante de problemas de saúde a um nível cerebral, quanto maiores forem as possibilidades de investigação desses problemas, só teremos a ganhar numa possível solução, tratamento ou reabilitação adequados para que os déficits a níveis funcionais, emocionais e cognitivos possam ser minimizados e assim a pessoa ter uma vida mais saudável.